Foto:Leandro Barbosa

Seja bem-vindo!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Colostomia... Estoma.... Oi?!

Então na primeira cirurgia como disse meu intestino estava no limite e obstruído.... Como nao foi possível tirar o tumor de cara, foi necessário colocar a colostomia.... E do que se trata mesmo???

Então eh um atalho pras fezes.... Ao invés de sair pelo reto elas saem pelo estoma... Esse eh o nome do buraco que me fizeram rs.... E ficam em uma bolsinha.... O que isso muda a vida de uma pessoa...????

Muita coisa... A minha eh provisória... E isso me deixa bem mais confortável.... Fora que ela eh necessária.... Eh isso ou teria de ficar em jejum pra sempre.... 

Incômodos: as vezes saem gases.... Faz barulho... E eu não tenho controle algum sobre ela.... Não posso fazer força nem pra segura nem pra sair nada....
Deitar de bruço eh bem ruim, mas terei de me adaptar pois eh nessa posição que farei a radio....

Já aprendi a manusear minha bolsa.... com uma gênia- a enfermeira Lúcia! Que além de estomaterapeuta eh uma pessoa incrível que sempre me mostrava o lado positivo de situações ruins!

De boa tem muita coisa moderna.... Bolsas com filtro de carvão  pra evitar cheiro.... Bolsas descartáveis pra saídas sociais.... Até lingeries pra ostomizados tem!

Resumindo não eh o negocio mais legal do mundo, mas da pra viver de boa!

Como tudo na vida se você manter o bom humor... Eh mais suave! 
 


Alguma dúvida ? Pode perguntar

5 comentários:

  1. Olá!
    Cheguei ao seu blog pelo link de um amigo, João Carlos. Quando li esse titulo cliquei correndo.
    É difícil demais esse assunto. Minha mãe tem colostomia há 3 anos e, infelizmente, a dela é irreversível.
    No começo, foi muito difícil para todos nós. Neste momento, eu já sei lidar bem com a situação, inclusive, faço questão de fazer a limpeza e troca da placa para ela, para que se sinta mais confortável (quando ela troca a placa sozinha dura 1 dia.Quando eu faço o trabalho, dura 3).
    Eu só quero te pedir pra ter fé. Eu digo para minha mãe ter força e fé. E, na boa, vc aprende a conviver com isso de uma forma mais simples. Hoje ela faz tudo (até mais coisas do que fazia antes do câncer) e eu tenho muito orgulho dessa força de vontade dela. É nessa força que vc tem que se agarrar.
    Te desejo MUITA sorte, que Deus te dê força para lutar contra isso. É uma fase, e vc tem muito amor ao redor!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís.... Que bom que aceitaram e que você ajuda ela!!!!! Sobre a duração já viu uma pasta chamada stomahesive? Ajuda muito tipo um durepox.... Vc passa na placa e molha o dedo na água e da uma ajeitada.... Fico uns 4 ou 5 dias com a minha.... Eu uso essa pasta bem na volta do estoma e uso pra preencher umas pregas da barriga que quando dobra faz a placa soltar.... Mas com essa pasta nao solta! Se a pele ficar muito sensível depois dessa pasta lava com chá de camomila!!! Qq coisa estamos ai! Tudo de bom pra vc e sua mãe!!!!! Bj

      Excluir
  2. Olá!!!
    Tenho uma Amiga que usa a bolsa de colostomia que é definitiva estamos procurando uma faixa que cubra a bolsinha deixando-a mais confortavel durante um namoro.😉
    Se puder nos indicar onde comprar seremos gratas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keila obrigada por ler meu blog! Sobre a faixa, não sei onde... Mas tem um grupo no face chamado ostomia sem tabu... Vou perguntar lá! E se quiser entrar nele é bem legal! Tem meta informação!

      Excluir
  3. Gostaria de saber se é verdade que os gazes saem quase sempre e fazem barulho causando constrangimentos?? Meu pai vai ficar 2 meses com a bolsa até poder fazer a reversão. Gostaria de possível de mais dicas para eu poder ajudá-lo da melhor forma. Obrigada!

    ResponderExcluir